Pesquisar neste blogue

domingo, 23 de setembro de 2012

13 - O atelier

É chegada  altura de falar dos meus Amigos das Artes, que de uma forma ou outra, têm vindo a acompanhar-me ao longo dos anos e consequentemente interferiram no meu percurso artístico.
Assim, regressada a Portugal após as exposições no Brasil, retomei o meu atelier, que não passa dum "armazém", mas bastante espaçoso, onde me dou ao luxo de ter uma ala para aguarela, outra para pintura em acrílico/óleo e ainda outra para escultura, com janelas  enormes por onde entra uma  imensa luz natural ...
Contudo, sentia-me sózinha num espaço tão grande... por isso, convidei a minha amiga Ester Correia, que tinha sido minha formanda noutro atelier para o efeito, (antes do meu acidente), o qual tive de suspender para que se fizesse a minha recuperação com tranquilidade. Essa suspensão durou quase 10 anos...
ESTER CORREIA

A Ester que, não tendo formação académica nas artes, dado o seu empenho, trabalho e vontade imensa em adquirir conhecimentos na técnica da aguarela veio a tornar-se uma boa aguarelista, como mostra o trabalho aqui exibido.


 A Ester aceitou o convite e, com ela veio também a Beatriz Machado, uma outra formanda minha, dos velhos tempos, mas que trazia já alguns conhecimentos de pintura noutras técnicas.

BEATRIZ MACHADO


Aprofundou a técnica de aguarela, conforme se pode ver no trabalho exposto.

 


"Conversa puxa conversa", apareceram mais pessoas interessadas para iniciar pintura em aguarela, assim surgem a

LICAS


que apesar de ser iniciada já tem trabalho para mostrar!


E também a
TININHA
  
 já com alguns conhecimentos noutras áreas e empenhada em aprender aguarela.






Formou-se assim, um grupo de 4, que semanalmente frequentavam o atelier.

Só que, às tantas...  fica para o próximo post!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

12 - Agradecimentos

 
 
Dedico este post a pessoas que foram/são muito importantes para mim, pelo empenho, apoio, dedicação e em especial pela amizade demonstrada e que muito agradeço.
 
Em consequência das exposições deram-se entrevistas nas TVs locais de Cascavel e de Aracati - Tv Sinal, na qual estive sempre acompanhada pelo Professor Edson Ferreira, da Faculdade do Vale de Jaguaribe, responsável por toda a organização, logística e divulgação, tendo revelado grande sensibilidade e, sobretudo, competência de alto nível...


TV local de Aracati
 
Apresentação da entrevista
 
Entrevista
 
Faculdade do Vale de Jaguaribe em Aracati

Intervenção do Professor Edson Ferreira
Edson, MUITO OBRIGADA. Foi um prazer enorme "trabalhar" consigo! 
  
 

Em Fortaleza, à Drª Maria Luisa Barbosa Chaves, que tenho como uma boa amiga e que diligenciou o espaço mais aprazível, que se poderia ter para o efeito, no Ideal Club, onde se tinham realizado várias exposições, tendo esta a particularidade de ser a primeira a ser realizada, por artista plástica estrangeira...
 

Ideal Club

Intervenção de Drª Maria Luisa Barbosa Chaves
 
 
Também ao Vice-Cônsul de Portugal, em Fortaleza, Dr. Francisco Brandão que não só participou activamente neste evento, como se disponibilizou em divulgar o evento junto das embaixadas do Brasil bem como noutras Instituições.
 
Vice-Cônsul Dr. Francisco Brandão
 
Muito me honrou por se ter referido a mim, não como a artista estrangeira mas sim uma "pintora portuguesa Cearense"... 
Parte inferior do formulárioA
PUBLICIDADE
18.01.12 13:35




Helena Mendonça - pintora Portuguesa, natural de Setúbal

O Presidente do Ideal Clube – Alcimor Rocha e o Dr. Francisco Brandão, Vice Consul de Portugal no Ceará, promovem, a partir de amanhã, dia 19, uma magnifica exposição de obras da pintora portuguesa Helena Mendonça.

A exposição, sob o tema “Telmo, um olhar de luz sobre o Cerá, será inaugurada oficialmente às 19 horas desta quinta feira, no “Salão Macambira”, do Ideal Clube – Av. Monsenhor Tabosa, 1381 – no Meireles.

O Vice-Consul de Portugal, o Presidente do Ideal Clube e Helena Mondença fazem um convite coletivo a que todos compareçam à exposição, que ficará aberta ao publico até ao dia 28, das 10 às 20 horas

A prestigiosa artista portuguesa, natural de Setubal, mas que reside em Fortaleza, formou-se em Escultora pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa – 1973
Exerceu actividade docente, no Ensino Preparatório, desde 1971 a 2003 e participoude cerca de uma centena de exposições, individuais e coletivas.
BLOGUE DE ACTUALIDADE LUSO-BRASILEIRA
18.1.12



É oficialmente inaugurada amanhã, quinta-feira, dia 19, às 19.00 locais,  no Ideal Clube de Fortaleza, a Exposição "Telmo, um olhar de Luz sobre o Ceará", da pintora e escultora portuguesa Helena Mendonça.


As obras, que reflectem a experiência brasileira da artista, estarão patentes ao público diariamente, das 10.00 às 20.00, até ao próximo dia 28 de janeiro.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do presidente do Ideal Clube, Alcimor Rocha, com o Vice.Cônsul de Portugal em Fortaleza, Francisco Brandão.

 Helena Mendonça
Natural de Setúbal, onde nasceu em 1951. Escultora pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1973. Exerceu actividade docente no Ensino Preparatório, desde 1971 a 2003 (ano de aposentação), encontrando-se agora, a trabalhar única e exclusivamente em Pintura e Escultura, dividindo a sua vivência entre Portugal e Brasil.
 
Leccionou Desenho e Pintura em Aguarela, no seu Atelier de Artes Plásticas, durante 10 anos. Participou em 52 exposições colectivas e 23 individuais. Ilustrou as capas dos livros “Dia Internacional da Mulher”, da C.M. Setúbal, do livro de poesia de Helena Horta, Setúbal, e do livro “Vitória de Setúbal”.
 
É sócia fundadora e foi Presidente da Assembleia e Vice-Presidente da Direcção da Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal. Distinguida com Medalha de Honra – Mérito pela Cultura, da C.M. Setúbal, e Menção Honrosa na I e II Bienal de Beja 2007/2009. Representada em Colecções Particulares e Instituições, em Portugal e no Estrangeiro.
Publicado pela Embaixada de Portugal – Brasília em 18.1.12  
 
E, como não podia deixar de ser, aos meus BONS AMIGOS, Sr. Assis e sua esposa Mazé, pelo incondiconal apoio tanto, pela agradável companhia, como pelos transportes das telas pelo Ceará, pelos contactos que me proporcionaram, pelas infindáveis burocracias a tratar... enfim, aqui, a AMIZADE falou mais alto!
 
Montagem da exposição, em Beberibe
na Festa do
 
O Casal Assis
 
E, finalmente, á Professora Verónica Chaves Cavalcanti, que, pelo amável convite em expôr no Ceará, desencadeou toda esta odisseia, que durou 6 meses... mas que foi muito proveitosa pela movimentação que se gerou e consequentemente as repectivas repercussões, assunto esse que ficará para o próximo post... E como dizem lá, Me Aguardem!

Professora Verónica Chaves Cavalcanti
 
 
 Para todos o meu MUITO OBRIGADA pela confiança em mim depositada e por todo o apoio inerente em todas as situações.
BEM HAJAM!
 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


11 - DE REGRESSO…


Dois anos se passaram… e  muita coisa aconteceu…


Passados 5 meses da última postagem (14/06/2010) aposta neste blogue, quis a Força da Natureza levar-me o meu neto Telmo… 

UM PANCADÃO ENORME! 

Mal sabia eu que, ao esculpir o busto do meu Pequenino, o iria imortalizar com as minhas próprias mãos…



Meu neto Telmo
Meu neto Telmo
 

E, seis meses depois, foi a vez de meu Pai ser chamado…

Perante isso, não tive outra escolha, senão a de ter a Humildade de "aprender" a Aceitar, "saber" aceitar a Dor e, encher-me de todas as forças para continuar a minha “Caminhada”.

Essa caminhada, várias vezes, aqui descrita que, consoante o que/por onde passamos, nos direcciona e condiciona o nosso trabalho de artista…

A convite da Direcção da Faculdade do Vale de Jaguaribe, na pessoa da Professora Verónica Cavalcanti, em Aracati - estado do Ceará/Brasil, aceitei expôr obras minhas, podendo assim prestar Homenagem  ao meu neto Telmo, que era natural dessa cidade…

Trabalhei para essa exposição, expondo 54 obras, em acrílico e aguarela, intitulada: 

“Telmo, um olhar de Luz sobre o Ceará”.



Foram realizadas 4 exposições em várias localidades, nomeadamente

em
MORRO BRANCO/CE
Ante-estreia
 





Acrílicos
Acrílicos



Aguarelas


em
BEBERIBE
Prefeitura Municipal






Os meus Amigos Assis e Mazé, que me deram um apoio incondicional.


em
FORTALEZA
Ideal Clube

Ideal Club
Apresentação com o Cônsul Francisco Brandão, Responsável pela Cultura do Ideal Clube, Antiga  Secretária da Educação do Ceará Drª Maria Luisa Barbosa Chaves

            
                                                     Albino Mendonça,
                                                   Professora Verónica Cavalcan

  
 



Sr. Assis, Teca, Dina, Albino e Maria João
Com a minha filha Maria João



e finalmente em 

ARACATI/CE
Faculdade do Vale de Jaguaribe











Trabalhei para essa exposição, expondo 54 obras, em acrílico e aguarela, cuja temática incidia sobre o quotidiano no Ceará: Ofícios, paisagens, casario, mar, pesca...


ACRÍLICOS

Cozinhas típicas 




Ofícios



















 



Mar, barcos de pesca
 

  






Quixadá e Guaramiranga




Baianas
Lagoa do Uruaú


 AGUARELAS


 

                          


                                

 
                                            







                              


 
                                      



 MISSÃO CUMPRIDA!



Só o amor nos salvará