A descoberta do ACRÍLICO
Foi outra grande guerra… a da secagem rápida demais, contudo mais fácil de ultrapassar que a do óleo e com a vantagem de a poder associar a técnicas mistas.
Com essa técnica pude regressar ao casario, fazendo uma adaptação da técnica da aguarela com a do óleo, técnica essa que, depois de bastante trabalhada, permite um sem número de hipóteses inovadoras.
Foi outra grande guerra… a da secagem rápida demais, contudo mais fácil de ultrapassar que a do óleo e com a vantagem de a poder associar a técnicas mistas.
Com essa técnica pude regressar ao casario, fazendo uma adaptação da técnica da aguarela com a do óleo, técnica essa que, depois de bastante trabalhada, permite um sem número de hipóteses inovadoras.







2001 - ANO DO ACIDENTE
Mais parece uma autobiografia e em certa medida é… mas tenho de o incluir nesta minha caminhada, pois que isso, SIM, veio alterar profundamente a minha vida profissional e pessoal em todos os aspectos.
As mudanças na vida, as mudanças de lugar, de continente, de cultura, de ritmos e de cores…
acrescentam-nos traços invisíveis, mas não menos reais do que aqueles que, devagar, nos vão, cada dia, marcando o rosto e o próprio corpo...
...estar vivo é estar em constante mudança, pois cada dia é único... além disso o somatório dos dias, como o da própria pintura (cada quadro soma-se ao anterior e é já e sempre “outro”, “outra coisa”...) transforma-nos...
A passagem à reforma antecipada veio, como já antes referi, alterar significativamente a minha vida profissional e pessoal.
Na área das artes fui obrigada a interrupções longas. O condicionalismo de ainda não poder estar de pé nem caminhar por muito tempo, forçou-me a retomar a aguarela, repetindo temas, embora numa versão diferente.
Surgiram então as aguarelas mono e bicromáticas, que me levaram, em certa medida, a alguma saturação, não só pelo tema, como pela cor.






As naturezas mortas, em acrílico, levavam o mesmo caminho, e, apesar de continuar sempre com o mesmo tipo de organização, cheguei a um ponto em que pintava por pintar … e isso não me dava prazer. Pelo contrário provocava-me uma frustração, que, associada à da saúde, deu origem a um bloqueio.




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